O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), realizou, ontem, 28 de agosto, inspeção no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos de Bom Jesus.

O objetivo foi verificar os níveis de qualidade e eficiência do hospital. Durante a inspeção foram analisadas regularidades de documentos e setores do hospital como farmácia, controle e acondicionamento de medicamentos, uso de sistemas, Unidade de Terapia Intensiva, setores de internação, setor de obstétrico, enfermaria, refeitório, cozinha, bem como a parte estrutural do prédio. A ação realizada pelo Ministério Público foi motivada pela existência de vários procedimentos na Promotoria de Bom Jesus que apuram irregularidades no Hospital Regional.

A inspeção foi conduzida pela promotora de Justiça Mariana Perdigão Coutinho Gélio e contou com a participação virtual do médico do Caods/MPPI, Celso Pires Ferreira Filho. A vistoria foi acompanhada pela direção do hospital.

Foram encontradas várias irregularidades que já vinham sendo apontadas pelos órgãos estaduais de fiscalização e necessidade de intervenção com urgência. A representante do Ministério Público destacou será necessário se reunir com os órgãos de saúde estaduais a fim de que sejam promovidas, com urgência, intervenções no local.