Nesta segunda-feira, 04 de agosto, o Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou uma oficina sobre a operacionalização do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência na modalidade Conselho Tutelar (SIPIA-CT). A capacitação, voltada exclusivamente para membros do MPPI, ocorreu no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em Teresina.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e uso estratégico do SIPIA-CT pelos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude, o evento contou com a presença de dois especialistas no tema. Antônio José Mendes, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí (CEDCA-PI), abordou os aspectos históricos da implantação do sistema no Brasil e destacou os avanços obtidos no Piauí. Já o coordenador estadual do SIPIA, Anderson Saraiva, realizou uma exposição prática sobre o funcionamento e manuseio da plataforma.

A promotora de Justiça Joselisse Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), ressaltou a relevância da capacitação para o trabalho desenvolvido pelos promotores. “Queremos com essa oficina ofertar uma compreensão clara e objetiva sobre a busca e pesquisa sobre as informações e dados existentes no SIPIA, bem como extraí-las. Por isso, convidamos o Antônio José Mendes e o Anderson Saraiva, que são dois nomes com bastante experiência e conhecimento sobre o assunto. Agradeço por terem aceitado o nosso convite”, afirmou.

O SIPIA-CT é um sistema informatizado que registra os atendimentos realizados e as providências adotadas pelos Conselhos Tutelares em todo o país. A ferramenta é essencial para o acompanhamento da atuação desses órgãos e para o fortalecimento da atuação extrajudicial, sendo um recurso importante para o Ministério Público na fiscalização e no planejamento de ações voltadas à proteção dos direitos de crianças e adolescentes.