O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, realizou nessa quarta-feira (27) inspeção na Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza. A vistoria foi conduzida pelo promotor de Justiça Adriano Fontenele Santos.

A unidade prisional foi inaugurada em 13 de maio de 2025. Com isso, o objetivo foi fiscalizar o funcionamento da penitenciária e identificar melhorias necessárias. Durante a inspeção, o Ministério Públicou acompanhou a rotina dos policiais penais, avaliou a capacidade e ocupação do presídio e verificou as condições em que os internos estão alojados. Também foram observados aspectos relacionados ao banho de sol, às visitas presenciais, virtuais e íntimas, além da separação de presos como medida de segurança.

Na ocasião, o promotor de Justiça ainda realizou vistoria nos pavilhões e ouviu demandas apresentadas pelos profissionais da unidade e internos. Entre os pontos constatados, está o Projeto “Leitura”, desenvolvido na penitenciária, que busca contribuir para a assistência educacional e psicossocial dos detentos.

A inspeção ainda constatou a disponibilidade de assistência à saúde, religiosa, material e jurídica aos presos. Com base nas informações coletadas, o Ministério Público adotará as providências necessárias para sanar eventuais irregularidades, priorizando soluções extrajudiciais.