A Ouvidoria e o Procon Itinerante do Ministério Público do Piauí (MPPI) realizaram atendimentos aos consumidores nos municípios de Queimada Nova, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo e Capitão Gervásio Oliveira no período de 11 a 15 de agosto.

Durante a ação, os consumidores puderam esclarecer dúvidas, registrar reclamações e receber orientação sobre seus direitos.

Além dos atendimentos, foi promovida a divulgação da plataforma consumidor.gov.br no CETI Alfredo Carlos Alencar. A ferramenta permite a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e direta, sem necessidade de deslocamento até os órgãos de defesa do consumidor. A divulgação foi conduzida pelo servidor do Procon Ítalo Ribeiro, que destacou a importância de informar os consumidores sobre meios de exercerem seus direitos.


A Ouvidoria do MPPI protocolou registros de denúncias, pedidos de informações, esclarecimentos de dúvidas sobre o funcionamento o Ministério Público e encaminhamentos para órgãos como Procon Itinerante, Secretaria de Fiscalizações do Procon, 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, dentre outros.

Ao todo, foram realizados 29 atendimentos, sendo oito no município de Queimada Nova, oito no município de Lagoa do Barro, sete no município de Campo Alegre do Fidalgo e seis no município de Capitão Gervásio Oliveira.

A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, permitindo o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público, e o poder público, o que permite mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento às necessidades da sociedade.