O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Lia Burgos, titular da Promotoria de Justiça de Batalha, realizou nessa quarta-feira (20), uma palestra sobre o projeto “Mais Laços, Menos Likes”, na Unidade Escolar Gayoso e Almendra (UEGA),voltada para alunos do ensino médio, sobre o uso da internet e das redes sociais de forma segura e consciente. A conversa faz parte de uma iniciativa, de caráter intersetorial, que pretende articular ações nas áreas de assistência social, saúde, educação e segurança pública para promover um ambiente digital mais seguro e saudável para o público infanto-juvenil.
A Promotoria de Justiça de Batalha trabalha no projeto “Mais Laços, Menos Likes” a fim de fortalecer a atuação do MPPI na defesa dos vulneráveis, promovendo integração entre os poderes e a sociedade civil, e buscando contribuir para a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios da era digital.
O projeto tem como público-alvo crianças, adolescentes, pais, educadores e a sociedade em geral, no qual tem o objetivo de conscientizá-los sobre o uso de telas, os riscos e as potencialidades do uso da Internet. “Mais Laços, Menos Likes” possui quatro eixos temáticos. Eles buscam capacitar profissionais da rede de proteção, como a assistência social, de saúde, educação e segurança pública, para a prevenção, identificação e o enfrentamento de violações de direitos da criança e do adolescente, assim como questões relacionadas a saúde mental no ambiente virtual, ou em decorrência dele. Além disso, propõe estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas municipais de segurança e educação digital para crianças e adolescentes, bem como a Legislação protetiva correlata. E por fim, visa articular a atuação entre Ministério Público, Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário para uma resposta mais eficiente e coordenada aos crimes e violações de direitos online.
