O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho do Ministério Público do Piauí (SQVT/MPPI) e a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) realizaram, neste domingo (17), a 4ª edição da Corrida e Caminhada do MP – “Somos Por Elas”. O evento teve como ponto de largada e chegada a sede leste do Ministério Público, localizada na Avenida Lindolfo Monteiro, 911, bairro de Fátima.

Nesta edição, além de estimular a prática esportiva e a solidariedade, a corrida teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. “Estivemos nesta edição cumprindo a Lei do Agosto Lilás, com um stand para divulgação de ações de prevenção e alerta à sociedade piauiense contra a violência de gênero. Também apresentamos os órgãos de defesa das mulheres vítimas de violência doméstica e intrafamiliar, além de projetos do MPPI em diversas áreas, como no combate à criminalidade”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra.

O presidente da APMP, Fernando Santos, ressaltou a importância da mobilização. “Para nós, é motivo de alegria realizar esse evento, não apenas pela participação da sociedade, mas sobretudo pela oportunidade de divulgar o trabalho do Ministério Público e reforçar a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher”.

Por meio da inscrição solidária, os participantes doaram kits de higiene destinados a instituições que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade. “Todos esses itens serão revertidos para mulheres em situação de violência doméstica e familiar ou de qualquer violência de gênero, que são atendidas pela Casa da Mulher Brasileira e pela Casa Abrigo”, disse coordenadora do Nupevid, Amparo Paz.

Ao todo, 497 pessoas participaram da corrida, que contou com percursos de 5 km (corrida) e 2 km (caminhada). O evento incluiu também uma categoria voltada para PCD. “Isso é muito importante, porque é inclusão. Pessoas com deficiência que hoje a grande decorrência é de mulheres vítimas de violência. É um tema muito bacana que a gente tem que está sempre falando”, ressalta a diretora de Esporte, Cultura e Lazer da Ascamte, Daniela Pâmela.

A gestora do SQVT, Itanieli Rotondo, reforçou o caráter social da iniciativa. “Este é um evento especial, no qual unimos esporte, solidariedade e, sobretudo, a defesa de uma causa muito justa: o combate à violência de gênero”, finaliza.

Confira a cobertura fotográfica: clique aqui.