Nesta quinta-feira (11), integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram de palestra sobre Contrainteligência e Segurança Orgânica, realizada na sede leste da instituição, em Teresina. A atividade foi promovida pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
A palestra foi ministrada por um oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que abordou conceitos e princípios relacionados à segurança orgânica, além da Lei de Acesso à Informação. O evento integra as ações do Programa MP + Seguro, instituído no âmbito da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP-MP), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).






O Programa MP + Seguro tem como objetivo implementar e executar a Política de Segurança Institucional do Ministério Público (PSI-MP) nas unidades e ramos da instituição, em conformidade com a Resolução CNMP nº 156/2016.
Durante a abertura da atividade, a coordenadora do Ceaf, Teresinha Borges, destacou a relevância da formação para o fortalecimento da cultura de segurança institucional.

A promotora de Justiça Luana Azeredo, coordenadora do GSI, também ressaltou a importância da iniciativa:
“esse tipo de formação tem como propósito conscientizar sobre a corresponsabilidade de todos os integrantes da instituição na garantia da segurança institucional. ”
