Representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reuniram-se virtualmente nesta terça-feira (02) para debater estratégias de enfrentamento aos crimes virtuais e compartilhar boas práticas na área. Participaram do encontro o coordenador de Planejamento Estratégico do MPMG, promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa; o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro; e o servidor do Procon, Ricardo Alves Mendes de Moura.
Na ocasião, o promotor mineiro apresentou o projeto “Chegando Junto”, que veicula anúncios antifraude no Google. Quando um consumidor pesquisa termos associados a golpes, como “leilão on-line de carros”, é exibido um link patrocinado do Ministério Público que direciona para uma cartilha educativa, alertando sobre os riscos e ensinando a identificar tentativas de fraude.

Em seguida, o Procon/MPPI apresentou os detalhes e resultados do projeto Alerta Digital, por meio do qual recebe boletins de ocorrência de estelionato, classifica e identifica os golpes mais frequentes e, a partir daí, produz alertas e materiais preventivos amplamente divulgados na mídia local, orientando a população sobre como se proteger. Em apenas 85 dias, a iniciativa já resultou em 97 matérias publicadas na imprensa.
Ao conhecer a metodologia piauiense, o promotor Rafael Fernandes elogiou a iniciativa. “Eu vejo esse projeto como uma joia a ser lapidada. Ele reflete a minha visão sobre o que temos que fazer para prevenir a ação de criminosos. É uma iniciativa que, além de trazer um efetivo ganho para a população, demonstra a presença da instituição no desenvolvimento de soluções inovadoras”, destacou.
Ao final, os representantes de ambas as instituições reafirmaram o compromisso de manter a cooperação e a troca de informações e experiências para fortalecer o combate aos crimes virtuais e ampliar a proteção aos consumidores nos dois estados.