O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Promoção da Cidadania e Inclusão Social (Caocis), organizou uma programação para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado no dia 22 de setembro, das 8h30 às 12h, no auditório da Sede Leste do MPPI.
Celebrado oficialmente em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as barreiras enfrentadas por esse grupo, além de promover a conscientização sobre o respeito à diversidade e a importância da acessibilidade.
A programação inclui o evento “O MPPI pela inclusão social e anticapacitismo”, que contará com a participação de três palestrantes:
Marlúcia Evaristo, promotora de Justiça e coordenadora do Caocis;
Janaína Aguiar, promotora de Justiça titular da 33ª Promotoria de Justiça;
Ricardo Tadeu, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), professor e autor do livro “O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos”.
Durante o evento, será realizada a ação Dia D – TODO VOTO IMPORTA, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A iniciativa incluirá atividades como:
Coleta de dados biométricos;
Atualização cadastral para pessoas com deficiência (PcD);
Demonstração dos recursos de acessibilidade da urna eletrônica;
Assinatura de termos de cooperação, entre outras pautas relevantes.
Transmissão ao vivo pelo YouTube: http://youtube.com/mppioficial