A 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, por meio do promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior, realizou, nesta quinta-feira, 11 de setembro, uma audiência extrajudicial com foco na segurança no trânsito e na defesa da vida no município.

O encontro reuniu representantes de diversos órgãos, entre eles: o 25º Batalhão da Polícia Militar, o Departamento Municipal de Trânsito de Esperantina, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran/PI), a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), a Polícia Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Procuradoria do Município de Esperantina e a Secretaria Municipal de Administração.

Durante a audiência, foram discutidas as principais causas que contribuem para o aumento de acidentes e mortes no trânsito da cidade. Como encaminhamento, ficou definido que os órgãos participantes atuarão de forma integrada, com ações preventivas e repressivas, organizadas nos seguintes eixos: educação, divulgação das ações, administrativo e criminal.

Ao final da reunião, foi agendada uma nova audiência para o dia 2 de outubro, com a participação dos mesmos órgãos e o convite estendido a novas instituições, como a Câmara Municipal de Esperantina, a OAB – Subseção de Esperantina, a 1ª Promotoria de Justiça de Esperantina, a Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (POLINTER), a Polícia Rodoviária Federal e o Conselho Tutelar.

Também foi deliberada a realização de uma audiência pública no dia 30 de outubro de 2025, com local e horário a serem definidos. Na ocasião, cada instituição deverá apresentar as ações e os cronogramas planejados para contribuir com a melhoria da segurança no trânsito em Esperantina.