Servidores do Ministério Público do Piauí (MPPI) percorreram mais de 500 km no interior do estado para realizar a 10ª edição do Programa Procon Itinerante, entre os dias 22 e 26 de setembro. A iniciativa contemplou consumidores da região de Oeiras, oferecendo atendimentos, orientações e atividades educativas com o objetivo de ampliar o acesso à conciliação e à defesa do consumidor.
A programação começou em Conceição do Canindé, onde 24% dos atendimentos envolveram reclamações sobre serviços essenciais. Além do atendimento ao público, estudantes do ensino fundamental e médio participaram de atividades educativas e visitaram o ônibus do programa. As ações foram realizadas no CRAS, na Escola de Educação Básica Narciso Almeida e no CETI Celestino Filho.

Em Socorro do Piauí, no dia 24, moradores relataram cobranças indevidas de instituições financeiras, muitas delas referentes a serviços contratados sem anuência. As demandas foram registradas para negociação com as empresas, e os consumidores também receberam orientações sobre seguros, cesta de serviços e limites de crédito. As atividades ocorreram na Unidade Escolar Américo José de Sousa e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O encerramento aconteceu em Paes Landim, nos dias 25 e 26, onde os principais relatos envolveram problemas em serviços de telefonia. Uma palestra com o tema “Canais de resolução de conflitos e fraudes e suas consequências” foi ministrada no CRAS e no CETI Helvídio Nunes, além de atendimentos e registros de demandas sobre a baixa qualidade em serviços essenciais.

O Procon Itinerante já tem novas edições previstas para os municípios de Picos, Parnaíba, Francinópolis, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Regeneração. O programa também permanece aberto para convites de parcerias.