O promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, foi um dos debatedores da 2ª Mesa Redonda promovida pelo Centro Universitário UNI-CET. O evento teve como tema “Facções e Crime Organizado – Desafios e Perspectivas no Estado do Piauí” e aconteceu no auditório da instituição de ensino, localizada na zona norte de Teresina.

Além do representante do Ministério Público do Piauí, participaram da mesa redonda o ex-coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Charles Pessoa, e o advogado criminalista João Parente. Os debatedores discutiram aspectos jurídicos, operacionais e sociais relacionados ao avanço do crime organizado no estado.

Rômulo Cordão é autor do livro “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira: Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos”. Em coautoria com o promotor de Justiça José William Luz, também escreveu a obra “Facções Criminosas – Análise Jurídica e Estratégias de Enfrentamento”.

Antes de ingressar no Ministério Público do Piauí, Rômulo Cordão foi servidor do Poder Judiciário e delegado de Polícia Civil, além de ter exercido outras atividades. Desde 2008, integra o MPPI, onde já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).