O projeto Alerta Digital, idealizado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi citado no “Global State of Scams Report 2025”, a mais abrangente publicação sobre fraudes virtuais, divulgada pela Global Anti-Scam Alliance (GASA). O relatório reúne análises de especialistas de organizações como a INTERPOL, Europol e Amazon, e tem como objetivo fornecer dados e promover a colaboração de boas práticas para combater os golpes em escala global.
O estudo (1), que ouviu 46 mil pessoas em 42 países, revela a dimensão do problema: 7 em cada 10 adultos no mundo encontraram uma tentativa de golpe no último ano, gerando um prejuízo estimado de US$ 442 bilhões.
No capítulo dedicado ao Brasil, o promotor de Justiça e coordenador de planejamento institucional do Ministério Público de Minas Gerais, Rafael Henrique Martins Fernandes, uma das autoridades a contribuir com o documento, analisa os avanços do país no combate a fraudes. Em seu texto, o promotor de Justiça destaca decisões relevantes do Supremo Tribunal Federal (STF), novas regras de devolução do Pix e menciona o projeto Alerta Digital, do MPPI, como uma prática inovadora em nível nacional que mereceu destaque na publicação.
O coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, comentou a menção. “Ser citado em um relatório de tamanha relevância, ao lado de análises de especialistas globais, mostra o potencial da iniciativa e nos incentiva a continuar aprimorando o projeto”, afirmou.
O Alerta Digital é uma iniciativa do Procon/MPPI com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O objetivo é analisar dados de crimes virtuais para detectar os golpes mais relevantes e entender o padrão de atuação dos criminosos, buscando formas inovadoras de divulgar esses alertas à população, com o intuito de prevenir novas vítimas.