O município de Morro do Chapéu do Piauí atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, e promoveu atualizações em seu portal da transparência.

As mudanças ocorreram depois de uma manifestação recebida pelo serviço de Ouvidoria do MPPI, que apontou problemas na divulgação de informações relevantes, como publicidade de contratações e execução orçamentária.

Em 2025, a 2ª PJ de Esperantina expediu uma Recomendação Administrativa Preventiva, depois de avaliar uma reclamação anônima e constatar que os canais de transparência do município estavam desatualizados. A prefeitura acatou a recomendação, que determinou a atualização imediata e contínua do portal da transparência.

Depois da resposta da prefeitura, a 2ª Promotoria promoveu consultas no painel de portais da transparência organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A busca indicou que o município de Morro do Chapéu alcançou pontuação média e foi classificado no nível básico. As medidas sugeridas seguem as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.