A promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Piauí (MPPI), recebe, na manhã dessa quinta-feira, 23 de outubro, representantes da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB-PI em reunião institucional realizada na sede leste do MPPI, em Teresina.
O encontro, solicitado pela CPDA da OAB-PI, teve como objetivo apresentar propostas e discutir ações integradas voltadas à proteção e defesa dos animais no estado. Participaram da reunião o presidente da CPDA, advogado Francisco Carneiro dos Reis Júnior, a primeira secretária da CPDA, Laynna Veloso, e a secretária adjunta, Isadora Klein.
Durante a reunião, a promotora Áurea Madruga detalhou as iniciativas já em andamento no Ministério Público, por meio do Caoma, voltadas ao enfrentamento dos maus-tratos e à promoção do bem-estar animal. Por sua vez, os representantes da OAB apresentaram sugestões e destacaram a necessidade de um esforço conjunto para ampliar o alcance das políticas públicas na área.

Outro assunto discutido na reunião foi o fiscalização das atividades de matadouros públicos. O Ministério Público já tem uma atuação nessa área.
Como encaminhamento, ficou acordado que a OAB-PI irá repassar ao Ministério Público um levantamento com informações atualizadas sobre os protetores individuais de animais que atuam em Teresina. Com base nesse mapeamento, o Caoma iniciará um trabalho focado em fortalecer a rede de proteção animal.

