Na tarde desta quinta-feira, 16 de outubro, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) concedeu à procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cláudia Seabra, e ao subprocurador-geral de Justiça Institucional, Cleandro Moura, a Medalha Doutora Rosa Amélia Tajra França. A honraria é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à Medicina no estado. A solenidade de entrega foi realizada na sede do CRM-PI, localizada no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.

A Medalha Doutora Rosa Amélia Tajra França homenageia a primeira médica do estado do Piauí. Pediatra, Rosa Amélia iniciou sua atuação em Teresina na década de 1940, sendo referência no cuidado com a saúde infantil e na promoção de ações preventivas, como a higiene, vacinação e incentivo ao aleitamento materno.

Ao receber a comenda, a procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra, destacou o significado da homenagem. “Recebo essa honraria com muita gratidão e respeito. Esta medalha, além de uma honra, representa uma responsabilidade ainda maior de seguir trabalhando para garantir o direito constitucional à saúde pública de qualidade para todos os piauienses”, afirmou.

Cláudia Seabra ingressou no Ministério Público do Piauí em 1996, como promotora de Justiça. Atualmente, é titular da 20ª Procuradoria de Justiça. Em 2005, propôs a criação do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e da Saúde (CAODS), do qual foi a primeira coordenadora.

Nesse cargo, articulou a reestruturação do Centro de Apoio, com o objetivo de fortalecer a atuação do MPPI na fiscalização das ações e serviços de saúde pública. Durante a pandemia da COVID-19, em 2019, atuou exclusivamente no CAODS, coordenando as ações do Ministério Público na área da saúde em todo o estado.

O subprocurador-geral de Justiça Institucional, Cleandro Moura, também foi agraciado com a medalha. Ele iniciou sua carreira como promotor de Justiça substituto nas comarcas de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá, e respondeu por diversas outras Promotorias no interior do estado. Cleandro Moura foi procurador-geral de Justiça por quatro mandatos e, desde abril de 2023, é titular da 17ª Procuradoria de Justiça, integrante do Núcleo das Procuradorias de Justiça Cíveis.