Representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram, nesta segunda-feira (6), de reunião na sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), com o objetivo de discutir o desenvolvimento de um aplicativo voltado para o projeto “Eu Sou Prioridade”.

A proposta apresentada visa estabelecer parceria entre o MPPI e a Etipi para criação de uma solução tecnológica que facilite o exercício do direito ao atendimento prioritário em filas de estabelecimentos comerciais. O aplicativo busca reduzir ou eliminar situações de constrangimento ou negativa enfrentadas por pessoas beneficiárias desse direito.

Entre os objetivos do projeto está o desenvolvimento de um dispositivo eletrônico que possa ser utilizado em locais onde não há distinção clara de postos, caixas ou atendentes específicos para atendimento prioritário, permitindo a sinalização da necessidade de atendimento preferencial.

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Etipi irá desenvolver um protótipo do aplicativo, que será submetido à avaliação das idealizadoras do projeto. Após aprovação, deve ser formalizada a parceria institucional por meio de termo de cooperação técnica entre o MPPI e a Etipi.

“Nós tivemos uma recepção muito positiva da Etipi. Eles compreenderam que o projeto é inclusivo e perceberam como ele pode trazer benefícios para a população em geral. O protótipo deve ser aplicado inicialmente em Teresina e, posteriormente, ampliado para outros municípios e estados. Essa iniciativa pode contribuir significativamente para a efetiva inclusão dessas pessoas e para que o atendimento prioritário seja, de fato, garantido”, explicou Marlúcia Evaristo.

Participaram da reunião as promotoras de Justiça Marlúcia Evaristo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Promoção da Cidadania e Inclusão Social (Caocis) e titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, e Janaína Rose, titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina. Também estiveram presentes a assessora de projetos do MPPI, Nayrah Machado, o presidente da Etipi, Ellen Gera, e outros representantes da empresa.