Membros e servidores do Ministério Público do Piauí (MPPI) representaram a instituição durante a 9ª edição do Expojud – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em Brasília (DF).

A promotora de Justiça Denise Aguiar, assessora de Planejamento e Gestão, e os servidores Marcos Maciel, Thiago Soares, Thiago Nogueira e Ítalo Garcia estiveram no estande do MPPI, apresentando aos participantes do evento alguns projetos e serviços desenvolvidos pela instituição. Entre os destaques esteve o Sistema OMNIS, nova solução tecnológica criada pelo Núcleo de T.I do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

O OMNIS é uma inteligência artificial exclusiva do Ministério Público do Piauí que surge como substituto do sistema BID, incorporando novas funcionalidades que ampliam a eficiência do trabalho ministerial. Entre os principais recursos da plataforma estão a transcrição automática de áudios e vídeos e a criação de agentes que atuará como assistente virtual dos promotores de Justiça.

O Expojud é um dos maiores congresso de tecnologia e inovação voltado exclusivamente ao ecossistema da Justiça e aos órgãos de controle. Durante os três dias de evento, a programação se distribui em palcos de conteúdo simultâneos e plenárias paralelas, abordando temas ligados à transformação digital e à modernização do sistema de Justiça.

A edição deste ano reúne cerca de 3 mil participantes, mais de 200 instituições e 120 expositores. O público-alvo inclui, além de magistradas e magistrados, servidoras e servidores que atuam diretamente na área judiciária, profissionais de Tecnologia da Informação, Inovação, Comunicação, Gestão, Finanças, Recursos Humanos e Escolas Judiciais.