Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro, o Procon Municipal de Guadalupe. A nova unidade de atendimento ao consumidor funcionará no Centro de Referência da Educação Infantil Jozélia Figueiredo, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, e deve beneficiar cerca de 12 mil moradores do município.

A criação do Procon de Guadalupe foi viabilizada entre os meses de junho e agosto, com a tramitação e aprovação da lei que instituiu o órgão. Em setembro, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e a Prefeitura assinaram um acordo de cooperação técnica formalizando sua instalação.

Com a inauguração, a Rede de Procons Municipais do Piauí passa a contar com 23 unidades em funcionamento. O Procon de Guadalupe integrará o Sistema Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (SEDC/PI) e terá acesso à plataforma nacional ProConsumidor, que conecta órgãos de defesa do consumidor em todo o país, ampliando a eficiência no atendimento e na resolução de reclamações.

O Procon Municipal contará com uma equipe formada por três agentes: a coordenadora Anny Karolinny Barbosa, e os servidores Aurivan Carvalho e Rogério Bandeira.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Jesse James; da vice-prefeita Hélvia Almeida; do coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro; dos promotores de Justiça José Mauriene (Guadalupe) e Esdras Belleza (Jerumenha), que representou a administração superior do MPPI; do secretário executivo do Procon/MPPI, Edivar Carvalho; além do presidente da OAB/PI Subseção Floriano, César Gondim, ex-prefeitos, vereadores, secretários e assessores municipais.

Segundo o coordenador-geral do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro, a unidade oferecerá serviços como registro de reclamações, orientação ao consumidor, mediação de conflitos com empresas e fiscalização de práticas abusivas. Casos envolvendo cobranças indevidas, produtos com defeito, compras online e serviços essenciais, como água e energia elétrica, poderão ser atendidos pelo órgão.