O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Promoção da Cidadania e Inclusão Social (Caocis), participou nessa quarta-feira (15), da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, com o tema “Os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social no Piauí”.
O evento é realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência de Assistência Social, e tem como objetivo analisar, propor e deliberar, a partir da avaliação local nos 224 municípios do Estado, as diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a aderência de cada ente federado e promovendo uma atuação democrática e participativa.


Em sua fala, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo ressaltou a importância da parceria entre os profissionais da assistência social e o Ministério Público, na garantia da efetivação de políticas públicas e a defesa dos direitos sociais e individuais.
“Não se pode falar em dignidade humana e em cidadania sem se falar do trabalho da Assistência Social. Sou promotora de defesa da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, e todos os dias, em praticamente todas as minhas audiências, eu tenho contato com o assistente social, e digo que esse profissional é a mão estendida do promotor do Justiça que trabalha em prol da cidadania”, enfatizou a promotora.

O secretário da Sasc, João de Deus Sousa, representando o governador Rafael Fonteles, parabenizou todos os órgãos envolvidos e destacou que o evento é uma oportunidade para fortalecer a política de Assistência Social. “Esse momento é simbólico para discutir propostas que transformarão a vida das pessoas em cada município. Por isso, a participação é fundamental para construirmos uma assistência social sólida e comprometida com a vida do nosso povo”, afirmou o secretário.
O primeiro dia de evento contou com uma palestra magna sobre “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edgilson Tavares de Araújo. Além disso, a programação inclui mesas de debate, formação de grupos de trabalho (GT) e plenária para apresentação das propostas aprovadas.
