Os promotores de Justiça João Malato Neto, Nielsen Mendes e Luciano Sales representaram o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) no VIII Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, realizado em Brasília (DF) nos dias 23 e 24 de outubro.

O evento foi promovido pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP) e reuniu promotores de Justiça de todo o país com atuação na área do júri. O evento ocorreu na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A Conferência Magna de abertura foi proferida pelo promotor de Justiça de São Paulo Rogério Leão Zagallo, que possui 32 anos de atuação no Tribunal do Júri. Em sua fala, ele abordou o tema “O ser e o estar promotor”, destacando que a verdadeira vocação nasce do compromisso com a defesa da vida.

“Há promotores que estão no júri, mas não são do júri. A diferença está na vocação, na chama interior, no chamado para fazer com brilhantismo a defesa da vida”, afirmou Zagallo.

Durante o encontro, o promotor de Justiça João Malato Neto foi um dos expositores do painel “Tribunal do Júri e eficiência acusatória”, que teve como mediador o promotor de Justiça de Goiás Sávio Fraga e Greco. Também participaram do painel os promotores Márcio Gondim do Nascimento, da Paraíba, e Eugênio Paes Amorim, do Rio Grande do Sul.

As discussões abordaram formas de atuação que garantam objetividade nos plenários do Júri, com foco em estratégias que contribuam para o êxito das teses apresentadas pela acusação.