O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, titular da 29ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde pública de Teresina, participou nessa terça-feira (11), do II Simpósio de Tuberculose do Piauí, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O encontro tem como objetivo mobilizar profissionais e gestores de saúde para destacar a importância do diagnóstico precoce e adequado da tuberculose.

Os temas são desenvolvidos pelo Comitê Estadual de Mobilização Social para o Controle da Tuberculose e Coinfecção TB/HIV, ao propor espaços de articulação, discussão e reflexão, possibilitando analisar as necessidades e os recursos disponíveis para atuar através de estratégias inovadoras para o estado do Piauí.
A programação do Simpósio conta com discussões sobre o impacto do estigma na adesão ao tratamento da tuberculose, políticas de implantação da saúde indígena do Piauí, avanços em biossensores eletroquímicos para o diagnóstico da tuberculose, e sobre o fluxo de cuidado da tuberculose no Piauí.

O promotor de Justiça Marcelo de Jesus ressaltou o trabalho do MPPI na fiscalização das políticas públicas de saúde no Piauí, especialmente no enfrentamento à tuberculose. O Ministério Público tem como missão constitucional zelar pela efetivação dos poderes públicos, e dentre esses direitos, o de viver com dignidade e saúde.
“O MPPI garante que o poder público cumpra seu dever de oferecer diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequados, de forma contínua e humanizada à tuberculose, uma doença antiga, mas ainda presente. Mais do que isso, buscamos articular ações integradas entre o Estado, os municípios e a sociedade civil, para que o enfrentamento da tuberculose não se limite ao tratamento clínico”, afirmou o promotor Marcelo de Jesus.




