O último dia do Encontro Regional “MPPI Perto de Você”, realizado em Parnaíba, foi marcado por debates voltados ao fortalecimento de políticas públicas nas áreas de segurança, defesa da infância e juventude, e proteção ambiental. Durante o evento, os prefeitos de Parnaíba e Cocal assinaram acordos com o Ministério Público para o encerramento de lixões e destinação correta de resíduos sólidos. As atividades ocorreram na sede do Senac, reunindo membros do Ministério Público do Piauí (MPPI), gestores municipais e representantes de diversas instituições.
A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra fez um balanço das atividades desenvolvidas e destacou a importância da integração entre o Ministério Público e os municípios para o avanço das políticas públicas no Estado.
Palestra e Painéis
Na parte da manhã, a programação iniciou com a palestra do promotor do Espírito Santo, Luciano Rocha, que tratou sobre o uso prático de inteligência artificial. Na sequência, o painel sobre segurança pública contou com as palestras do ex-delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, e do procurador-geral do Estado, Pierot Júnior, sob mediação dos promotores de Justiça Rômulo Cordão e Silas Sereno.




Durante a tarde, o tema central foi o Serviço de Família Acolhedora. O assunto foi abordado pela coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, e pelo deputado estadual Marcus Kalume, com mediação dos promotores de Justiça Joselisse Carvalho e Ruszel Lima.


Encerrando a programação, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Áurea Madruga, apresentou os resultados do projeto Zero Lixões – Por um Piauí mais limpo e dialogou com os gestores municipais sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos. A atividade contou com o apoio dos promotores Cristiano Peixoto e Antenor Filgueiras.





Durante o encontro, os prefeitos de Parnaíba e Cocal assinaram acordos de não persecução penal, comprometendo-se a encerrar os lixões de seus municípios e a iniciar práticas adequadas de gestão dos resíduos. Já os prefeitos de Murici dos Portelas, Ilha Grande, Cocal dos Alves e Joaquim Pires receberam certificados de reconhecimento por já terem concluído o fechamento dos lixões em suas cidades.
Atendimentos à população
Durante os dois dias de evento, equipes da Ouvidoria e do Procon/MPPI estiveram na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba, prestando atendimentos ao público. A ação contou ainda com a parceria da Equatorial Piauí e do Sesc, que ofereceram serviços de saúde à população.



