A noite desta quinta-feira (6) foi marcada por reflexões sobre integração, inovação, evolução digital e uso de inteligência artificial no cotidiano do Ministério Público. Esses temas foram abordados pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, e pelo promotor de Justiça do MPDFT Rodrigo Fogagnolo, em duas palestras realizadas no Senac de Parnaíba.
As exposições abriram oficialmente o Encontro Regional MPPI Perto de Você, realizado nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7 de novembro. A iniciativa é um programa institucional do Ministério Público do Piauí (MPPI), criado para fortalecer o debate sobre temas de interesse público e incentivar a construção de soluções voltadas às demandas sociais regionais.

Ao abrir o evento, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, destacou a evolução institucional do MPPI nos últimos anos.
“Avançamos muito nos últimos anos, isso é inegável. Porém, nós queremos avançar cada vez mais e melhor. Por isso, temos investido em soluções tecnológicas que possam permitir maior otimização e eficiência na execução de nossas atividades”, afirmou.

A programação do encontro segue nesta sexta-feira (7) com painéis sobre defesa da infância e juventude, segurança pública e meio ambiente. Paralelamente, continuam os atendimentos itinerantes do Procon e da Ouvidoria do MPPI, na Praça da Graça, no Centro de Parnaíba.
Em parceria com o MPPI, o Sesc Parnaíba disponibiliza serviços de saúde, enquanto a Equatorial Piauí oferece negociação de débitos, troca de lâmpadas, cadastro na Tarifa Social e atendimento ao consumidor.

Conhecendo o MP
Mais cedo, os promotores de Justiça Luana Azêredo, Silas Sereno, Áurea Madruga e Nivaldo Ribeiro, juntamente com a servidora Sheyla Albuquerque, realizaram uma série de palestras para estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Uninassau.
Na ocasião, os representantes do MPPI apresentaram o trabalho da instituição nas áreas de combate ao crime, defesa do meio ambiente, proteção do consumidor e atuação junto ao Tribunal do Júri.


A promotora de Justiça Luana Azêredo, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPI), destacou a importância do diálogo com os futuros profissionais do Direito.
“Essa é uma iniciativa que visa apresentar o nosso trabalho aos estudantes de graduação. Entendemos esse diálogo como algo importante porque permite uma aproximação com os futuros operadores do Direito, com aqueles que ocuparão as diversas carreiras jurídicas”, explicou.



