O Ministério Público do Piauí (MPPI) concluiu, na manhã desta sexta-feira (5), o treinamento de brigadistas de incêndio. A capacitação teve como objetivo formar, implantar e atualizar a brigada interna para atuação preventiva e inicial em situações de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, contribuindo para a redução de danos até a chegada do atendimento especializado.
O curso foi articulado pelo Gabinete de Segurança Institucional e Inteligência (GSI), pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), pela Escola de Governo do Estado, pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (SESMT/Ciaspi) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. As atividades ocorreram na sede do MPPI, na zona Leste de Teresina.




A formação foi dividida em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro, quando os participantes acompanharam aulas teóricas sobre prevenção e combate a princípios de incêndio, visitaram a estrutura física da sede e conheceram os equipamentos utilizados nessas situações. As instruções foram ministradas pelo capitão do Corpo de Bombeiros Antônio Marcos da Silva Lira, pelo bombeiro civil Márcio Jean e pela técnica responsável pelo projeto de brigadas de incêndio em órgãos estaduais, Gilzeanny Nascimento.


A segunda etapa ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro. Nessa fase, os participantes receberam orientações sobre o uso correto de equipamentos de combate ao fogo, realizaram exercícios práticos com extintores e aprenderam técnicas básicas de controle inicial de incêndios. Também foram instruídos sobre procedimentos de evacuação, identificação de riscos e condutas seguras em situações de emergência. As atividades foram conduzidas pelo coronel Rivelino Moura, pelo tenente-coronel Humberto Coutinho e pelo tenente David Freitas, todos do Corpo de Bombeiros do Piauí.


Ao final da formação, foi realizada uma simulação de evacuação do prédio do MPPI, conduzida pelos servidores capacitados, que orientaram os demais colegas durante o exercício.
O assessor técnico do Centro Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij/MPPI), Claudeir Alcântara, ressaltou a relevância do treinamento. “São ensinos simples e muito eficazes para a nossa vida. As orientações que recebemos nessa capacitação podem ser usadas em qualquer ambiente em que estivermos e, assim, podemos contribuir para salvar vidas em situações de risco e emergência”, destacou.
Mais de 60 integrantes do Ministério Público participaram do curso. Segundo o GSI, em 2026, a formação será estendida aos servidores que atuam na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí (PGJ/PI), no Centro de Teresina.



