O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) obteve a condenação de José Reiginaldo Costa Beserra pelo crime de homicídio simples na modalidade tentada. O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (3), durante sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe, e resultou na fixação da pena em 4 anos de reclusão.

O crime ocorreu em 26 de janeiro de 2019, quando Luiz Cipriano de Sousa Neto foi atingido por golpes de faca que feriram sua região torácica. Conforme os autos, vítima e réu se envolveram em uma discussão em um bar, e o homicídio somente não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do autor do ataque.

O MPPI foi representado pelo promotor de Justiça José Mauriene Ferreira de Souza, titular da Promotoria de Justiça de Guadalupe. O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público, reconhecendo a materialidade e a autoria do crime, além de negar a absolvição e rejeitar a alegação de legítima defesa.

A sessão foi presidida pelo juiz Breno Borges Brasil, que estabeleceu o cumprimento da pena em regime aberto. Em sua decisão, o magistrado considerou a pena já cumprida, uma vez que o réu permaneceu aproximadamente cinco meses em prisão provisória e, até o momento da sentença, vinha cumprindo medida cautelar diversa da prisão por período superior ao tempo de condenação.