O Ministério Público do Estado do Piauí, através da 12ª Promotoria de Justiça, na manhã do dia   14 de setembro, participou de encontro com a imprensa com o objetivo de estabelecer estratégias para valorizar a vida, com apresentação de informações e encaminhamentos necessários para acolhimento, tratamento e acompanhamento daqueles que necessitarem dos serviços especializados de saúde para superar as dificuldades que estejam enfrentando.

O Promotor de Justiça, Márcio Franca, durante a exposição, evidenciou os seguintes pontos: necessidade de se aumentar a integração familiar, fatores de prevenção ao suicídio, identificação e tratamento dos pacientes, transmissão de informações dos endereços dos locais onde são realizados os tratamentos; exemplos de superação de pessoas que conseguiram vencer suas dificuldades, contando com o apoio da própria família; a importância de entrevista com profissionais de saúde mental para que a questão seja retratada de forma menos individualista; necessidade de reconhecer os sinais de alerta e de pedidos de ajuda para o devido encaminhamento para os serviços especializados de saúde. 

Pontuou também que o Ministério Público, através da 12ª Promotoria de Justiça, instaurou procedimento em que a Sesapi se comprometeu a concretizar medidas e providências envolvendo as pessoas com pensamentos suicidas, realizar o treinamento e capacitação de equipes especializadas, bem como a integração de todos os serviços – aplicativos de celular, linhas de telefone, emergências, ambulatórios especializados, Caps e outros serviços comunitários. Dentre outras ações a serem desenvolvidas está na integração das linhas de socorro imediato com os serviços de atendimento médico-psiquiátrico, com inclusão de amigos e membros solidários da família. Assim como a criação de equipe especializada na temática em cada município que possui hospital regional: com entrevistas motivacionais, telefonemas e visitas domiciliares, atendimento dos pacientes, prestação de orientações e atendimento a familiares dos pacientes. 

Verifica-se que a Sesapi vem adotando medidas relativas aos compromissos assumidos perante o Ministério Público, tendo organizado programação com worskhops, palestras, apresentações artísticas e culturais, oficinas, rodas de conversa e orientação à população sobre a temática. Nesse contexto, foi inserido o encontro mencionado com a imprensa.

Na linha da programação organizada pela Sesapi, o Ministério Público acompanhou, no dia 15 de setembro, durante a manhã, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o workshop “O suicídio como pauta na saúde”, tendo como palestrante a Professora e Psicóloga Valéria Barbosa. Após o workshop, a palestrante exibiu o documentário “Suicídio no Brasil”.

Na ocasião, o Promotor de Justiça, Márcio Franca, destacou: a necessidade do trabalho em conjunto, envolvendo a família, a sociedade como um todo e o poder público; a importância da escuta e do acolhimento de pessoas que precisam de auxílio para enfrentar e superar suas dificuldades; a relevância de se informar continuamente os contatos dos serviços públicos especializados de saúde para acompanhamento e tratamento devidos; necessidade dos servidores das mais variadas áreas de atuação conhecerem os contatos desses serviços e, assim, terem melhores  condições de contribuir com o encaminhamento adequado. Participaram do workshop representantes da Sesapi, do HGV, da Unidade Integrada do Mocambinho e das Faculdades Nassau e Facid.

A programação mencionada continuou na tarde do dia 15 de setembro, ocasião em que a temática foi trabalhada no Parque da Cidadania, com rodas de conversa, orientação à população, apresentações artísticas e culturais, encerrando com a dança circular do Grupo Somos Saúde AS. Estudantes de faculdades públicas e privadas, Conselho Regional de Psicologia e técnicos da Fundação Municipal de Saúde de Teresina participaram das atividades. 

O Promotor de Justiça, Márcio Franca, durante o evento no Parque da Cidadania, registrou o avanço do trabalho de conscientização da população acerca da temática do suicídio, destacando que, na defesa da valorização da vida, o engajamento de vários setores da sociedade está se tornando cada vez maior. Destacou que, com esse avanço, aqueles que necessitarem de ajuda para superar suas dificuldades terão mais informações e conhecimento que serão escutados, orientados, acompanhados e valorizados. 

As atividades da campanha “Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo”, foram promovidas em parceria com o Ministério Público, veículos de comunicação, Hospital do Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas, PróVida, Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Regional de Psicologia(CRP21), Conselho Regional de Medicina(CRM), Secretaria de Estado da Educação, e universidades públicas e privadas.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fone: (86) 99401-1718 , (86) 3216-4576, (86) 3216-4579
imprensa@mppi.mp.br 
Twitter: MP_PIAUI
Facebook: pgjmpepi