Mais de 200 profissionais da educação participaram, nesta terça-feira(19), da oficina em educação inclusiva, promovida pelo Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do órgão auxiliar Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). A oficina é uma das etapas do projeto “Caravana – Na escola, cabem tod@s”. Esse projeto integra o Plano Geral de Atuação Finalística (PGA), do MPPI, para o biênio 2022-2023.

“No primeiro momento, foi apresentado, dentro do programa #MPPIPorTodoOPiauí, na área da educação e cidadania, para os prefeitos e também para os colegas promotores de Justiça da região, o projeto estratégico Caravana – Na escola, cabem tod@s. Cujo objetivo é justamente fomentar a educação inclusiva, nessa concepção de que a escola é o espaço público de construção da cidadania e um lugar onde todos devem se sentir acolhidos e pertencentes. À tarde, realizamos uma oficina com os gestores da educação, justamente para que se planeje nos quatro eixos estruturantes que nós elegemos: o pedagógico, o social, o estrutural e o orçamentário, o que podem fazer nos próximos dois anos, justamente para melhorar essa educação inclusiva, essa educação pública em seus municípios”, explicou a promotora de Justiça e coordenadora do projeto Flávia Gomes Cordeiro.

Representantes de 21 municípios situados na região de São Raimundo Nonato compareceram à formação. Flávia Gomes apresentou aos participantes uma explanação sobre o espaço da escola na perspectiva da educação inclusiva. Na ocasião, foram abordados conceitos como: educação especial e inclusiva, inclusão e integração. Algumas normativas da área educacional e informações diversas sobre o novo projeto do MPPI também foram apresentadas e debatidas.

A secretária de Educação da cidade de São Raimundo Nonato, Nailer Castro, destacou a importância da parceria estabelecida com o MPPI. “Esse é um momento único, importante. Acho que ele dá o ponto de partida para um trabalho que merece ser feito há muito tempo. A Dra. Flávia e o Ministério Público são parceiros da Educação. Eles colaboram muito com a gente em prol da Educação. Essa parceria do Ministério Público com a Educação tem tudo para prosperar e se reverter em conhecimento e aprendizagem para os alunos”, disse.

São Raimundo Nonato é o primeiro pólo regional do MPPI a receber as ações do projeto. O cronograma de desenvolvimento das oficinas ocorrerá em mais 8 Polos Regionais do Estado do Piauí, onde também, serão capacitados gestores e profissionais da educação, objetivando o despertar para uma educação inclusiva, compreendendo os aspectos: pedagógico, estrutural, social e orçamentário.

Municípios presentes:

São Braz do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Anísio de Abreu, Dirceu Arcoverde, João Costa, São João do Piauí, Pedro Laurentino, São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Dom Inocêncio, Cristino Castro, Tamboril do Piauí, Várzea Branca, São Lourenço do Piauí, Guaribas, Nova Santa Rita, Bonfim do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Pajeú do Piauí, Coronel José Dias e Bela Vista do Piauí.

PGA 2022-2023

O PGA é um instrumento de planejamento estratégico que reúne os projetos institucionais prioritários, a serem implementados articuladamente por diversos órgãos de execução, para melhoramento de indicadores sociais nas áreas de atuação ministerial, como meio ambiente, direito do consumidor, saúde, educação e cidadania, infância e juventude e combate à criminalidade e à improbidade administrativa. O tema do PGA 2022-2023 é #MPPIPorTodoOPiauí.