O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), do Ministério Público do Estado do Piauí, está oferecendo um curso de Português Jurídico para os servidores da instituição, na modalidade de educação à distância. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (10/10) e se estenderão até o dia 17. Foram disponibilizadas 35 vagas, sendo 20 para os servidores lotados no interior do estado e 15 para os da capital.
“O CEAF tem trabalhado continuamente para promover o aperfeiçoamento do corpo funcional. Esse curso vem ao encontro da necessidade de desenvolvimento dos servidores para produção e interpretação dos textos relacionados à atividade jurídica”, explica a Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, que está exercendo a função de Diretora-Geral do centro.
A carga horária total do curso será de 60 horas, distribuídas em seis semanas, com início no dia 24 de outubro. As videoaulas abordarão temas como padronização e normatização, expressões e vocabulário, estrutura do texto jurídico, técnicas para elaboração e organização do pensamento, dentre outros. O professor Marcelo Paiva foi designado para conduzir as atividades. Ele é coordenador de cursos de pós-graduação de Português Jurídico, Língua Portuguesa, Linguística e Revisão de Texto. Autor de 46 livros sobre o uso adequado de nosso idioma em especializações relacionadas principalmente à atividade institucional. Ministra cursos e presta consultoria a diversos órgãos públicos, como o Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal Militar, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Polícia Federal e outros.
Os interessados devem preencher o formulário disponível no edital anexo e apresentá-lo na sede do CEAF (Procuradoria Geral de Justiça – Rua Álvaro Mendes, 2294, Centro, Teresina, 3˚ andar), ou ainda enviá-lo para o e-mail ceaf@mppi.mp.br.
Acesse o edital para obter outras informações.