Na manhã desta sexta-feira, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, ocorreu evento alusivo ao Dia do Ministério Público. Momentos solenes foram intercalados por apresentações artísticas, e foram assistidos por membros e servidores que lotaram o auditório. As atividades foram coordenadas pelo CEAF – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.
Inicialmente, foi feita abertura com mesa de honra pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. A Diretora Geral do CEAF, Raquel Normando, agradeceu aos presentes e os envolvidos na organização, e explicou a importância das atividades realizadas nos últimos dois dias.
A Procuradora-Geral, Zélia Saraiva Lima, proferiu uma palestra sobre sua gestão e, logo após, foi surpreendida ao receber a Medalha Procuradora de Justiça Darcy Fontenelle de Araújo, também conhecida como Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado do Piauí, concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços aos estado, em especial ao Ministério Público. A homenagem deveu-se aos importantes avanços feitos pela instituição durante o mandato da Procuradora.
Durante o discurso de entrega, o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, exaltou o trabalho feito pela Procuradora-Geral, ao dizer que ela é merecedora de tal comenda, por tudo que seu trabalho representou, além de sua escolha ter passado por uma comissão formada para escolha do homenageado.
O grupo musical Sopro Divino, regido pelo maestro Betholven Cunha, fez uma apresentação de flauta doce. Também se apresentou um sexteto da Orquestra Sinfônica de Teresina, tocando músicas populares e de Natal. Ao final, o servidor Francisco Loyola transmitiu uma mensagem motivacional para os colegas e desejou um feliz 2015.
Finalizaram-se, assim, as atividades alusivas ao Dia do Ministério Público, celebrado no dia 14 de dezembro, iniciadas ontem com o curso Inteligência Emocional Aplicada à Resolução de Conflitos.