O Dia Nacional do Ouvidor, comemorado anualmente em 16 de março, foi criado pela Lei n˚ 12.632/2012. O reconhecimento legal fortaleceu o papel do ouvidor, cujo objetivo é conferir voz ao cidadão. O ouvidor transforma cada manifestação em importante ferramenta de gestão, recurso precioso para garantir um serviço de excelência. O ouvidor dimensiona cada demanda de forma a promover o exercício da cidadania e, com isso, garantir um estado democrático.
No Piauí, a Rede Estadual de Ouvidorias promoveu um sessão especial de atendimento à população durante a manhã de hoje. Representantes das ouvidorias do Governo do Estado, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública, dentre outras instituições, prestaram serviços nos estandes montados na Rua Climatizada, centro de Teresina.
Toda a equipe da Ouvidoria do Ministério Público do Estado participou da atividade. A Procuradora de Justiça Rosangela de Fátima Loureiro Mendes, que é Ouvidora da instituição e presidente da Rede Estadual, destacou a importância das ouvidorias como ferramentas de interação direta entre o Poder Público e o cidadão. “O trabalho da Ouvidoria melhora as relações entre a instituição e o seu público porque cria a possibilidade de aproximação e integração. O usuário se utiliza deste canal para fazer seus pleitos e ansiedades chegarem ao conhecimento da administração. As informações colhidas pela Ouvidoria, diretamente com o usuário, sem qualquer interferência, servem como importante elemento para a gestão institucional, que aplica tais dados no aprimoramento dos serviços”, declarou ela. A Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, que exerce a função de Ouvidora Substituta do MP, também esteve presente.
As equipes atenderam a várias pessoas que transitavam pelo local, registrando manifestações, esclarecendo dúvidas e prestando orientações.