A Promotora de Justiça Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), e a Diretoria do Sindicato dos Comerciários (SINDCOM) assinaram, nesta quinta-feira (16), termo de cooperação técnica para elaboração e execução de ações contra a violência doméstica.
Durante a reunião, realizada na sede do SINDCOM, o secretário geral do Sindicato, Gilberto Paixão, comentou sobre o trabalho realizado pela 10ª Promotoria de Justiça no combate à violência contra a mulher, fazendo com que a categoria decidisse pela cooperação técnica com a instituição. “Nossa categoria conta com mais de 20 mil trabalhadores e o trabalho desenvolvido pela promotora Amparo Paz e toda a equipe do Nupevid chamou nossa atenção. Queremos estender essas ações para nossos filiados e ajudar no combate à violência doméstica”, enfatiza.
A Promotora de Justiça Amparo Paz abordou o contexto histórico do machismo, a Lei Maria da Penha e ações desenvolvidas pelo Nupevid. “O machismo e a violência contra a mulher estão enraizados em nossa cultura. Nesse sentido, essa parceria entre o Sindicato dos Comerciários e o Ministério Público visa levar a discussão sobre a necessidade de enfrentamento à essa cultura para o ambiente comercial, formando, assim, multiplicadores de uma cultura de paz”, afirma a promotora. Para a psicóloga Cynara Veras, “a parceria com o SINDCOM vai abrir muitas portas para que o Nupevid possa desempenhar suas ações e mais pessoas possam ser conscientizadas”. A primeira atividade resultante da cooperação técnica entre as duas instituições acontecerá no próximo dia 31 de março, no Supermercado Extra, situado na Avenida Presidente Kennedy.