Pessoas sentadas assistindo palestra

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Assessoria de Planejamento e Gestão, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou o “Curso Gestão de Promotorias”, com base no Projeto Ministério Público Resolutivo: Gestão Estratégica, Planejamento e Desenvolvimento de Competências, nesta segunda-feira, dia 24 de abril de 2017, no Prédio Sede do Centro do MPPI.

 

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, pontuou a importância da qualificação de servidores e membros do órgão estadual. Enfatizou também, o quanto o Promotor de Justiça deve ser um gestor da Promotoria em que atua, em virtude da sociedade procurar o Ministério Público, cada dia mais, em busca do atendimento às demandas sociais, o que amplia as atividades do agente ministerial.

 

Pessoas sorrindo para fotografia

 

Pessoas sentadas observando palestra

A palestra “Gestão em Tempos de Mudança” foi proferida pela Coach, Consultora Empresarial e Facilitadora de Treinamentos, Vaulete Sá, que possui especialização em Gestão de Pessoas e em Marketing & Comunicação. Também atua como Professora Universitária do Curso de graduação em Administração e Pós- Graduação na área de Liderança e Gestão de Pessoas. Na ocasião, ressaltou a importância de atividades desse tipo no serviço público.

 

De acordo com a coach Vaulete Sá, no momento atual a mudança de comportamento, de posturas e a renovação exigidas nesse novo cenário de transparência e melhorias são aspectos fundamentais com ações já desenvolvidas pelo Ministério Público. Acrescentou que o momento é mais uma oportunidade de partilhar experiências vivenciadas no MP.

 

A Diretora-Geral do CEAF, Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando, agradeceu a participação de todos e ressaltou o quanto a gestão está focada nas práticas diárias partilhadas pelos servidores e membros, que também apresentaram ao longo do curso as vivências do cotidiano de trabalho no Ministério Público.

 

A programação também contou com a palestra “MP um Retrato” ministrada pela Promotora de Justiça e Assessora de Planejamento e Gestão do MPPI, Itanieli Rotondo Sá, que ressaltou o quanto é de suma relevância que sejam implementadas a padronização e o mapeamento de rotinas, para que as atividades desenvolvidas pelos servidores e membros possam ser valorizadas por todos.

 

Pessoas sentadas assintindo palestra

 

Também foi realizada uma Mesa Redonda: Rotina de Promotoria e Estruturação de Secretaria, coordenada pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), Lia Raquel Prado Burgos Ribeiro Martins e pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Denise Costa Aguiar, com a participação do Promotor de Justiça Sávio Eduardo Carvalho e do servidor Rannyere Mendes.

 

As atividades foram compostas por esclarecimentos sobre o Sistema Integrado do Ministério Público (SIMP), sob a condução do servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Breno Reis do Nascimento. O SIMP é a principal ferramenta utilizada para o controle dos protocolos judiciais e extrajudiciais não-administrativos que tramitam pela instituição. Foram desenvolvidas atividades práticas na oficina de operacionalização do sistema. 

 

Mulher com microfone