A promotora de Justiça Karla Daniela Furtado, coordenadora do CAODS (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, participou da abertura do VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí e IV Mostra de Experiências Exitosas Municipais. O evento é promovido pelo COSEMS-PI (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí) começou nesta segunda-feira, 22, e segue até amanhã, 23.
Neste ano, o encontro traz como tema “SUS: organizando a rede, construindo a integralidade”. A palestra magna do congresso foi ministrada por Mauro Guimarães Junqueira, presidente do CONASEMS-PI (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Na programação ainda estão prevista a realização de mesas redondas, oficinas e premiação de trabalhos desenvolvidos nos municípios, que ajudam na melhoria dos serviços de saúde.
A presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Feitosa, em sua fala ressaltou que o evento é um momento para debate sobre o sistema de saúde pública no Brasil e no Piauí.
A promotora de Justiça, Karla Daniela Furtado, avalia o congresso como algo positivo no intuito de discutir práticas mais eficientes; sem perder de vista o bom atendimento das demandas por serviços de saúde de qualidade. “Participar desses encontros é importantíssimo, em razão da missão dada ao MP pela Constituição para defesa dos direitos fundamentais, no qual se encontra a defesa da Saúde. É necessário reafirmar essa missão, em razão da crise ética, política e econômica que o país vivencia. É válido ainda lembrar que o MP não pode deixar de cobrar dos gestores, que as decisões adotadas para atender um orçamento limitado não prejudique o bom funcionamento dos serviços de saúde. O bom gestor é aquele que usa da inteligência e criatividade para assegurar serviços de saúde e que sabe se reinventar apesar da crise”, disse.