Pessoas em pé

 

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) promoveu, na manhã de hoje (20), uma solenidade de agradecimento às instituições que colaboraram com a execução dos projetos de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens no segundo semestre de 2016.

 

A Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Cláudia Seabra, representou o chefe da instituição e entregou onze placas de reconhecimento a representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), da Fundação Inês Carvalho e das seis escolas que aderiram ao projeto no último semestre, com o objetivo de homenagear os gestores. “Esse gesto de reconhecimento e valorização também tem como finalidade o fortalecimento da parceria entre as escolas e o Ministério Público. Ficamos muito felizes ao constatar que esse trabalho realmente foi um fator de transformação social, contribuindo para a formação de pessoas mais conscientes e responsáveis”, destacou Cláudia Seabra.

 

A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, um dos órgãos ministeriais que encamparam os projetos, também esteve presente e parabenizou todos os participantes, exibindo um vídeo que resumia as atividades desenvolvidas nas seis escolas. A Promotora de Justiça acompanhou todos os eventos de lançamento dos jornais nas escolas, junto com o a equipe do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), que também está à frente dos projetos.

 

As diretores das escolas municipais Dom Hélder Câmara, Graciliano Ramos, Minha Casa e CMEI Padre Eduardo expressaram que foi muito proveitoso participar dos projetos, por conta das experiências e dos conhecimentos construídos. De acordo com elas, os alunos incorporaram os ideais de defesa do meio ambiente, atuando como multiplicadores junto às suas famílias e aos seus amigos. Também aderiram ao projeto as Escolas Municipais Gurupá de Cima e Machado de Assis, que foram representadas pela coordenadora do Programa Escola Sustentável da SEMEC, Audea Lima. Outra homenageada foi Larissa Castello Branco, que estava à frente da SEMAM nessas primeiras fases de execução dos projetos. Ela acompanhou de perto as atividades desenvolvidas e prestou todo o apoio à iniciativa do Ministério Público.

 

pessoas em pé

pessoas em pé

pessoas em pé

Eco Kids e Eco Teens

Os projetos Eco Kids e Eco Teens são desenvolvidos pelo Ministério Público do Estado do Piauí desde o primeiro semestre de 2016, na rede municipal de ensino de Teresina e em alguns municípios do interior do Estado. São projetos de educação ambiental que consistem na criação e circulação de informativos semestrais sobre meio ambiente, voltados para alunos das escolas de ensino fundamental.

 

Os conteúdos da publicações são produzidos pelos alunos das unidades escolares que aderem ao projeto. Ao longo do último semestre, as escolas desenvolveram diversas atividades de conscientização, como passeatas ecológicas, oficinas de reciclagem, palestras sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e revitalização do ambiente escolar, dentre outras.