Quatro pessoas junto a uma mesa de reunião.

A Promotora de Justiça Maria Eugênia Bastos, com os representantes da SEMDUH, Vicente Moreira da Silva Filho e Lílian Guimarães Coelho, e o Analista Processual Jorge Magalhães da Costa.

 

 

A Promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), reuniu-se com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Teresina (SEMDUH) para articular mais uma parceria em prol da implementação do projeto “Educação Ambiental em Defesa da Vida”.

 

O projeto, idealizado pelo CAOMA, será executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Cinquenta escolas da rede pública participarão das atividades durante o ano de 2017, ao fim do qual será publicada uma revista educativa, com conteúdos produzidos pelos estudantes. O projeto é voltado para alunos do ensino infantil e do fundamental, do 1º ao 5º ano.

 

Inicialmente, a Prefeitura seria representada apenas por suas secretarias de educação, meio ambiente e comunicação. Mas a SEMDUH manifestou interesse em participar, para trabalhar o tema “coleta seletiva” junto aos estudantes. Ao final da reunião, foi determinada a realização de novo encontro, com a participação de representantes das outras secretarias envolvidas. Na oportunidade, será organizado o cronograma de execução do projeto. As instituições celebrarão um acordo de cooperação técnica para formalizar a parceria.

 

“A implantação de projetos dessa natureza implica em mudança de comportamento e afeta, sobretudo, a cultura de um povo, de uma determinada sociedade, e seus efeitos percebidos no futuro. Evidencie-se que a criança e o jovem, nesse processo educativo, atuam como semente a ser utilizada para a mudança de comportamento do homem em relação à defesa do meio ambiente”, pontuou Maria Eugênia Bastos.