O promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, participaram na última terça-feira (25) de reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde, no auditório do Ministério da Saúde, localizado no centro da capital.

Durante o encontro, o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz Soares, apresentou o programa “Saúde em Dia”, que tem a meta de zerar as filas de cirurgias até o mês de outubro deste ano. Na ocasião, o gestor falou sobre a intenção do governo de realizar contrato de gestão com Organizações Sociais para administrarem hospitais do Estado em cidades como Parnaíba, Campo Maior e Teresina.

Outro programa apresentado pelo secretário foi o “Piauí Saúde Digital”, projeto que tem o objetivo de implantar telemedicina para especialidades e diagnósticos em todos os territórios de desenvolvimento.

Em seguida, os presentes na reunião debateram sobre o processo de licitações e o planejamento de recursos para contratar profissionais de saúde, a fim de contemplar diversas especialidades.

Por fim, os conselheiros se posicionaram contrários à proposta da SESAPI de realizar um contrato de gestão com Organizações Sociais para administrar hospitais do Estado.

Estiveram presentes, além dos integrantes do CES, também, o defensor público do Estado, Igor Castelo Branco, representantes do Conselho Municipal de Saúde, do sindicato dos médicos, da Advocacia Popular, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), dentre outros interessados.