Nesta terça-feira(9), integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), receberam representantes do Tribunal do Justiça do Estado do Piauí(TJPI) para um diálogo sobre projetos institucionais. As tratativas ocorreram na Casa da Cidadania, espaço do MPPI, situado em Teresina.

Do MPPI, a coordenadora do Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas(Nupar), Cynara Barbosa, recebeu o desembargador do TJ/PI, Fernando Lopes e Silva Neto, que também é supervisor do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC/2º Grau) do TJ/PI. O desembargador estava acompanhado da secretária Luana Suellen e da servidora e mediadora judicial Patrícia Oliveira. Na ocasião, os representantes do TJ-PI, apresentaram o projeto “Em busca do consenso”.

A coordenadora do Nupar destacou a importância do projeto propondo unir-se à causa que tambem é pauta no MPPI. Na oportunidade, apresentou o projeto institucional: “Plantando a semente”.

O desembargador agradeceu a parceria e enfatizou que a união dos órgãos fortalece o processo de construção de métodos de autocomposição, proporcionando às partes um acordo adequado, que atenda aos interesses de todos os envolvidos no processo.

Patrícia Oliveira, mediadora judicial e gerente do projeto “Em busca do consenso”,
enfatizou que a ferramenta traz inúmeros benefícios e que o Cejusc de 2º grau está totalmente engajado em dar plena celeridade nas demandas oportunizando aos envolvidos a retomada de diálogo.

O lançamento oficial do projeto, desenvolvido pelo TJ-PI, está previsto para ocorrer no dia 2 de junho deste ano, na sede do Palácio da Justiça, em Teresina.