O PROCON Itinerante e a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) estiveram nos municípios de São Félix, Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande e Barro Duro de 31 de julho a 4 de agosto. Nesse período, foram registradas 76 reclamações no Procon e realizados 56 atendimentos pela Ouvidoria, entre pedidos de informações e demandas diversas, que foram encaminhadas aos órgãos de execução responsáveis.

PROCON e Ouvidoria do MPPI realizam atendimentos em São Félix do Piauí.
PROCON e Ouvidoria em ação itinerante em São Miguel da Baixa Grande.

Um destaque desse PROCON Itinerante foi a procura para negociar débitos, principalmente com empréstimos e cartão de crédito. A procura foi motivada pelo Mutirão de Negociação de Dívidas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que iniciou no dia 24 de julho e segue até 11 de agosto.

Essa negociação será intermediada pelos órgãos de Defesa do Consumidor, como PROCON, Defensoria Pública, Consumidor.gov.br, entre outras instituições. A campanha tem como foco a prevenção e o tratamento contra o super endividamento e busca a garantia de direitos para o consumidor. Além disso, o mutirão inclui dívidas com bancos, principal motivo da ação, mas o consumidor também pode negociar com outros prestadores de serviços, como água, energia e telefonia, negociando seus débitos em condições especiais.

PROCON Itinerante realiza atendimentos na região de Barro Duro.

PROCON Itinerante realiza atendimentos na região de Barro Duro.

No dia 3 de agosto, a equipe do PROCON Itinerante foi recepcionada em Barro Duro pelo promotor de Justiça Ari Martins, que agradeceu ao PROCON pelo serviço prestado aos consumidores das quatro cidades contempladas nessa edição, e ressaltou a importância do evento para a população consumerista.

“Receber os serviços itinerantes do Ministério Público, através do Procon e da Ouvidoria, na Comarca de Barro Duro, que abrange seis municípios, foi uma extraordinária oportunidade de estreitar ainda mais os laços com a sociedade local e receber a todos, indistintamente”, disse o promotor.

Também foram realizadas três palestras, ao longo da edição: “Fraudes nos Empréstimos Consignados”, ministrada pela coordenadora do Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque, para a população idosa de São Félix e de Barro Duro; e “Canais de Resolução de Conflitos”, conduzida pelo servidor do MPPI Antônio Ítalo Ribeiro Lima.

Palestra “Fraudes nos Empréstimos Consignados”, ministrada pela coordenadora do Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque.

Palestra “Canais de Resolução de Conflitos”, conduzida pelo servidor do MPPI Antônio Ítalo Ribeiro Lima.

A população dos municípios também recebeu atendimento da Ouvidoria Itinerante do MPPI, que tem o propósito de chegar mais perto da comunidade, para que a população tenha conhecimento dos seus direitos. Durante a semana, assessora Ministerial, Izaura Veloso da Silva Neta, integrante da Ouvidoria do MPPI, atendeu a população que reside nessas cidades e regiões próximas.

Izaura Veloso da Silva Neta, integrante da Ouvidoria do MPPI, em atendimento à população da região de Barro Duro.