O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), por meio do programa “Bem Viver no MP”, promoveu nesta quarta-feira (29), palestra alusiva ao Novembro Azul. A conversa com a médica Marília Buenos Aires aconteceu no edifício sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), centro de Teresina.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer exame do toque, e obteve ampla divulgação.
No pronunciamento de abertura, o Procurador Geral de Justiça Cleandro Moura ressaltou a importância do evento para trazer esclarecimentos sobre a saúde do homem, bem como os cuidados necessários para prevenção de várias doenças, não apenas o câncer de próstata. “Nós agradecemos a médica Marília Buenos Aires pela disponibilidade de vir até nós e abordar um assunto de relevância tão essencial, como os cuidados com saúde”, disse.
Entre os assuntos abordados pela médica Marília Buenos Aires, especialista em Uro-Oncologia e Cirurgia minimamente invasiva, estão reposição hormonal, câncer de próstata, dentre outros temas. “A mensagem mais importante desse mês e da campanha que já faz parte do nosso dia a dia é prevenção e cuidado com a própria saúde que os homens devem ter. Sabemos que, as vezes, há uma certa resistência com esse cuidado, mas temos diversas evidências que nos apontam que essas atitudes fazem toda diferença quando se descobre um câncer, independente de ser o de próstata. As chances de um tratamento exitoso são maiores quando se descobre de forma precoce”, pontuou.