Pessoas de pé em volta de uma mesa, enquanto um homem está de pé

 

No dia 1º de dezembro realizou-se a entrega do Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos “Óscar Arnulfo Romero”, que nesta segunda edição ocorreu na Colômbia. A Organização de Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), o Instituto Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos e Democracia (IDEDH) e a Fundação SM concedem este prêmio, com o apoio do Ministério da Educação Nacional da Colômbia.

 

O Prêmio reconhece o trabalho de instituições e pessoas na defesa, ensino e promoção dos Direitos Humanos através da educação. Este ano, participam os vencedores de 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai) com casos de sucesso em direitos humanos.

A cerimônia de premiação foi realizada no Santuário de San Pedro Claver em Cartagena de Índias, um templo de grande valor histórico, declarado Monumento Nacional e Sede dos Direitos Humanos em memória do santo do mesmo nome que protegeu milhares de escravos na colônia e cujos restos estão no altar maior.

 

Na oportunidade, o representante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Francisco de Jesus Lima, coordenador do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), apresentou o projeto ganhador da edição nacional, “A Lei Maria da Penha nas Escolas: desconstruindo a violência, construindo diálogos”, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí destacando: “Tal oportunidade trouxe-nos enormes vivências e trocas de experiências, dentre elas a necessidade de luta constante quanto às garantias dos direitos humanos, em especial, os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, área de nossa atuação enquanto promotor de justiça e agente de transformação social. Parabéns as/aos vencedoras/es. Obrigado a todos que torceram por nós”, disse o promotor de Justiça. 

 

Pessoas em frente um prédio juntas sorrindo para fotografia que está sendo feita no momento

 

Pessoa de pé segurando sacolas com uma das mãos. Na outra aponta para o tema do evento no banner