**Foto: Edna Maciel
A Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA/MPPI), participou na manhã da última sexta-feira (27), do Seminário de Responsabilidade Técnica para Médicos Veterinários, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Piauí (CRMV-PI). O evento reuniu especialistas de diversos segmentos para discutir temas da área no auditório do Sebrae, no Centro de Teresina.
Entre as temáticas debatidas pelos participantes, a ética na profissão, responsabilidades técnicas em matadouros e abatedouros, gerenciamento de hospitais e clínicas veterinárias e o trabalho em fazendas de exploração e criação de animais.
A agente ministerial ressaltou que no âmbito do Ministério Público trabalhos são desenvolvidos em parceria com o CRMV-PI. Entre as ações, destacou fiscalizações em matadouros, nos Parques Zoobotânico e de Vaquejada Dirceu Arcoverde. Assim como, a emissão de pareceres técnicos sobre maus – tratos contra animais, entre outras ações.
“Nós do Ministério Público, temos a consciência que sozinho podemos muito menos do que gostaríamos, mas unidos às demais instituições, cumpriremos as diretrizes estruturantes da Carta de Brasília, publicada em sessão ocorrida no dia 22 de setembro de 2016, no 7º Congresso de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público. Essa carta direciona o MP para que produza práticas institucionais que contribuam para a transformação da realidade social e perfeita integração entre as instituições”, frisou a Coordenadora do CAOMA/MPPI.