Na semana passada, o Ministério Público do Estado do Piauí retomou todas atividades após o recesso de fim de ano. E o exercício de 2018 já começou de forma muita promissora: na manhã de hoje (16), foi realizada a primeira reunião de trabalho com os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional e com os coordenadores técnicos, sob a direção do Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, e com a coordenação da Assessoria Especial de Planejamento e Gestão. Também estavam presentes a Subprocuradora-Geral de Justiça, Martha Celina de Oliveira Nunes, e a chefe da Assessoria Especial Administrativa, Carmelina Moura.
O chefe do Ministério Público, Cleandro Moura, conduziu a abertura, destacando os principais projetos executados, com ênfase nos investimentos em recursos humanos e infraestrutura, na inauguração de novas sedes e no incremento nos recursos digitais e tecnológicos. A Assessora Especial de Planejamento e Gestão, Itanieli Rotondo Sá, apresentou o novo mapa estratégico do Ministério Público do Estado do Piauí, que é resultado de um meticuloso processo de revisão das metas institucionais. Ela também falou sobre a agenda anual de eventos e atividades, bem como dos prazos a serem cumpridos no biênio 2018-2019.
Os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional de Combate ao Crime, de Combate à Corrupção, de Defesa do Meio Ambiente, da Saúde, da Educação e da Cidadania, da Infância e da Juventude e a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/PI) apresentaram propostas de projetos para composição do Plano Geral de Atuação Finalística (PGA), documento que elenca as diretrizes para intervenção do Ministério Público junto à sociedade. O PGA 2018-2019 discriminarão os temas prioritários para a atuação institucional, em cada área de interesse coletivo.
Já os coordenadores técnicos, chefes das unidades administrativas da Procuradoria Geral de Justiça, falaram sobre as metas e estratégias para este biênio, nas áreas de tecnologia da informação, compras, contabilidade, comunicação, apoio operacional, gestão de pessoas e realização de perícias.
“O planejamento é a principal ferramenta de gestão institucional, sendo indispensável ao desenvolvimento e aprimoramento dos serviços prestados pelo Ministério Público do Estado do Piauí. Com estratégias pautadas nos princípios da eficiência e da efetividade, podemos otimizar a aplicação de recursos para que a atuação ministerial produza resultados positivos, que efetivamente beneficiem a sociedade”, destacou Cleandro Moura.