Dando continuidade à atuação integrada da Rede de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor com o Procon/MPPI, o Procon Itinerante ofertou serviços nas cidades de Batalha, Barras e Cabeceiras, de 18 a 22 de setembro. O objetivo é fortalecer o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC) e aproximar o Ministério Público da população para o exercício pleno de sua cidadania. Na ação, a Ouvidoria do MPPI também esteve presente.

Nos dias 18 e 19, na cidade de Batalha, o Procon registrou vinte e seis reclamações, em sua maioria sobre cobrança indevida e negociação de débitos com agências bancárias. Na ocasião, muitos consumidores aproveitaram a proposta do Programa “Desenrola”, que propõe juros menores. Na cidade, foram ministradas duas palestras sobre o poder da publicidade no consumo infantil, feitas pela servidora Sheyla Albuquerque, no Ginásio Municipal “Dedila Melo”. O promotor de Justiça, Jaime Rodrigues, titular da Promotoria de Batalha, esteve na ação que também divulgou a plataforma consumidor.gov, com cartazes afixados na rodoviária, lotéricas e postos de gasolina.

Já nos dias 20 e 21, o Procon Itinerante partiu para a cidade de Barras, onde foram divulgadas as ações e atuações do órgão ministerial em quatro escolas de nível médio e uma profissionalizante. “Explicamos quem representava o MPPI no município e divulgamos a plataforma consumidor.gov. Esta Ação de divulgação da plataforma e todas as outras orientações sobre MPPI e PROCON, fazem parte de uma nova estratégia do PROCON Itinerante, a fim de criar multiplicadores conscientes do papel do órgão ministerial e suas nuances de atuação, bem como saber onde procurar o promotor público no município”, disse a servidora do Procon/MPPI, Sheyla Albuquerque. Ao final, foram totalizadas sete reclamações em Barras.

Finalizando os atendimentos, no dia 22 de setembro, a cidade de Cabeceiras recebeu o Procon. No município, foram registradas vinte reclamações, na sua maioria sobre má prestação do serviço de energia e negociações de débitos.

Em todas as cidades, a Ouvidoria Itinerante do MPPI realizou atendimentos à população. Ao todo, o órgão auxiliar ministerial registrou trinta e sete protocolos de atendimentos. As demandas foram relativas a pedidos de tratamento de saúde e destinadas às pessoas de baixa renda, denúncias de crimes ambientais, crimes de estelionatos, entre outros.