Os municípios de Cocal de Telha, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí e Campo Maior receberam, de 23 a 27 de outubro, ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do PROCON Móvel e da Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

A ação contou com o apoio e divulgação do serviço pelas prefeituras municipais. Em Cocal de Telha, foi ministrada uma palestra que chamou a atenção dos idosos para fraudes cometidas por falsos profissionais de Direito e foi acompanhada pelo Presidente da Subseção da OAB em Campo Maior, Augusto Pereira Filho.

Em Nossa Senhora de Nazaré, o tema abordado foram os “Canais Resolutivos”, e o público-alvo foram estudantes que aprenderam como efetivar uma reclamação de forma rápida e descomplicada, ação necessária quando não houver PROCON Municipal.

No município de Boqueirão do Piauí foram realizadas duas palestras, uma para o público idoso, sobre “Fraudes em Empréstimos Consignados”, e outra para o público infantil sobre o “Poder da Publicidade Enganosa”.

Em Campo Maior, a equipe Itinerante recebeu a visita do novo Ouvidor do Ministério Público do Estado do Piauí, procurador de Justiça, Aristides Pinheiro. Ele acompanhou o trabalho da Ouvidoria Itinerante e conheceu as instalações do Procon Móvel. Segundo o ouvidor, o trabalho itinerante realizado pelo PROCON e pela Ouvidoria deve ser contínuo, pois aproxima cada vez mais a população do Ministério Público do Piauí.

“A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, permitindo o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público e o poder público, o que permite mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento as necessidades da sociedade”, pontuou .

A Ouvidoria do Ministério Público do Piauí registrou um total de 52 atendimentos protocolados, sendo 11 no município de Boqueirão do Piauí, 15 em Cocal de Telha, 12 em Nossa Senhora de Nazaré e 14 no município de Campo Maior.

O PROCON/MPPI contabilizou cerca de 100 atendimentos para tirar dúvidas e solicitar informações, e foram protocoladas mais de 70 reclamações. “Ao longo da jornada itinerante percebemos que a população das cidades visitadas evidencia um crescente interesse em resolver suas demandas por meio do PROCON. Esse aumento na procura reflete a confiança no trabalho desenvolvido pelo órgão, demonstrando assim, um resultado positivo da estreita parceria com os Municípios por meio da divulgação antecipada das ações”, disse a servidora do Procon/MPPI, Sheyla Albuquerque.