O ouvidor do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) Aristides Pinheiro participou de roda de conversa promovida pela Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) nessa terça-feira (28). O evento, que teve como tema “Saúde também é papo de homem”, visou a abordar questões relacionadas à saúde masculina, proporcionando espaço de diálogo sobre o tema, em alusão à campanha Novembro Azul.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e receber orientações sobre práticas de saúde preventivas.

O encontro contou com a mediação da enfermeira, bióloga e assessora em Saúde da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Valdite Leão. Ela explicou que há a estimativa de que 33% dos homens não costumam procurar serviços de saúde. Diante disso, o evento buscou conscientizar sobre a importância desses cuidados, abordando temas muitas vezes negligenciados.

Valdite Leão também ressaltou a necessidade de desmistificar a ideia de que cuidar da saúde é exclusividade feminina. “É essencial que os homens compreendam que cuidar de sua saúde não é apenas uma questão de responsabilidade individual, mas também um ato de zelo por si mesmos e por aqueles que os rodeiam. A prevenção e a busca por um estilo de vida saudável devem ser encaradas como prioridades”, afirmou.

O ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra, também destacou a relevância de iniciativas como essa, que oferecem um espaço aberto para o diálogo. “A saúde é um pilar fundamental para o bem-estar de toda a sociedade”, acrescentou.