A equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor no Piauí (PROCON/PI) esteve nas cidades de Piracuruca e Esperantina nos dias 04 e 05 de abril, prestando atendimento itinerante à população. A prestação de serviços em caráter móvel foi viabilizada a partir da aquisição do ônibus “MP em Ação”, um veículo aparelhado com sistema de internet, mobília e equipamentos eletrônicos.
Durante as atividades desta semana, foram realizados cerca de 70 atendimentos. Dentre as reclamações apresentadas pelos consumidores, constam casos de contestação de empréstimos consignados, cobranças indevidas (energia e telefonia), negativação indevida junto ao SPC, cancelamento de serviço de telefonia e TV a cabo, recusa injustificada de prestação de serviço público de energia elétrica, produto com vício e demora na entrega em situações de compra pela internet, entre outros.
“Para o sucesso do evento, foi fundamental o apoio institucional das Promotorias de Justiça de Piracuruca e Esperantina, esta última representada pelo Promotor de Justiça Raimundo Martins, que visitou o local do evento, conheceu as instalações do ônibus e disponibilizou servidoras para prestação de auxílio nos atendimentos à população. Destaca-se ainda o apoio das Prefeituras das duas cidades”, frisou o Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, Coordenador Geral do PROCON no Piauí.
O PROCON Itinerante é uma proposta vinculada ao projeto Rede PROCON, tendo como premissa “a descentralização, o fortalecimento e expansão dos órgãos de defesa do consumidor no interior do Estado”, por meio da parceria firmada entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e o PROCON/MPPI, visando à reestruturação dos órgãos de defesa do consumidor, à criação e implantação de Procons em municípios piauienses, integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).
Atualmente, a Rede PROCON/MPPI atinge mais de 1 milhão e 200 mil habitantes no Piauí, um terço da população do Estado, enquanto o PROCON Itinerante atua como ferramenta divulgadora da Rede PROCON para a contínua expansão da defesa do consumidor no interior do estado, tendo como meta atingir os outros dois terços da população ainda desassistidos de atendimento presencial por ausência de Procons Municipais.