Três pessoas em reunião

 

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude – CAODIJ, por meio de sua coordenadora, Promotora de Justiça Lia Raquel Prado Burgos R. Martins, reuniu-se com representantes do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí “Dr. Costa Alvarenga”, para tratar do atraso no processamento e na confecção de laudos dos exames de DNA pelo laboratório.

 

O LACEN/PI é um importante laboratório, pertencente ao Estado do Piauí, capacitado para, dentre vários outras análises clínicas, realizar o processamento de exame de DNA com finalidade de vinculação genética.

 

Por meio do LACEN, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública realizam o reconhecimento de paternidade e maternidade, o que auxilia na afirmação do reconhecimento da filiação de crianças e adolescentes.

 

Em razão de atrasos no recebimento dos insumos, o laboratório tem atrasado a elaboração dos laudos de exame de DNA, fundamental para os processos de reconhecimento de paternidade/maternidade.

 

Os representantes do LACEN presentes na reunião, Walterlene de Carvalho Gonçalves, Diretora, Fábio Menes, Gerente Administrativo, e Adelino Soares Lima ressaltaram o esforço do Laboratório para a aquisição dos insumos necessários à realização dos exames, afirmando que estão finalizando o processo de aquisição, que depende do término do trâmite pelas Secretarias de Saúde e de Administração do Estado.

 

Foi estabelecido na reunião, como meta, o dia 18 de junho para a confecção de todos os laudos de DNA que se encontram em atraso, a fim de que seja garantido o direito de reconhecimento da filiação genética de crianças e adolescentes.