Grupo reunido em auditório de Elesbão Veloso

 

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, promoveu a Oficina de Capacitação para Atuação em Saúde Pública no município de Elesbão Veloso, durante todo o dia de ontem (15). Participaram do evento conselheiros municipais e gestores de Elesbão Veloso, Várzea Grande, Tanque do Piauí, Barra do Alcântara e Francinópolis, todos municípios abrangidos pela atuação da Promotoria de Justiça local, além de representantes do município de Aroazes, da comarca vizinha. A realização das oficinas corresponde a uma das etapas do projeto “Fiscalizar recursos é garantir saúde”, que integra o Plano Geral de Atuação Finalística do MPPI.

 

A programação teve início com a palestra “Fortalecimento do Controle Social”, proferida pelo auditor Carlos Eduardo Viana, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), em parceria com a Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do CAODS.

 

Homem ministrando palestra

 

Na avaliação da Promotora de Justiça Francisca Sílvia da Silva Reis, titular da comarca de Elesbão Veloso, o evento foi muito positivo. “A oficina foi uma oportunidade de trocar experiências, compartilhar conhecimento e falar sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos conselheiros de saúde e pelos gestores do SUS. Os conselheiros participaram muito e puderam tirar dúvidas, conscientizando-se da importante atribuição de controle social que detém. A capacitação foi muito prática e objetiva. Tenho certeza de que os usuários do SUS nos cinco municípios abrangidos pela comarca de Elesbão Veloso perceberão o retorno, pois os conselheiros estão mais aptos a fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à saúde”, destacou Francisca Sílvia. “A Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso encampou o projeto ‘Fiscalizar recursos é garantir saúde’, coordenado pelo CAODS, e estamos muito felizes pelo sucesso do evento e pelos futuros desdobramentos positivos que obteremos”, pontuou ela.

 

Mesa de honra do evento

 

Para os diversos gestores municipais que participaram, a Oficina de Capacitação para Atuação em Saúde Pública também foi muito produtiva. Romualdo Silva, secretário municipal de saúde de Várzea Grande, destaca que foram transmitidas informações valiosas. “Aprendemos muito no que diz respeito ao controle social e à aplicação de recursos públicos, de forma efetiva e eficaz. As ações do Ministério Público fomentam e fortalecem as ações dos gestores, e também são importantes para informar o cidadão do poder de fiscalização que ele tem sobre o sistema de saúde”, declarou o secretário.

 

Já Amparo Castro, conselheira de saúde de Elesbão Veloso, confirmou que a capacitação foi decisiva para o aprimoramento do controle social. “Essa oficina nos apresentou ferramentas para que possamos investigar mais, trabalhando da melhor forma possível. Assim, poderemos executar nosso planejamento com mais eficiência, promovendo a melhoria da qualidade dos serviços de saúde”, pontuou.

 

A oficina prosseguiu com treinamento para operacionalização dos sistemas utilizados na gestão e acompanhamento dos recursos destinadas à saúde pública.