A Promotora de Justiça Everângela Barros, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), e o Procurador da República Patrício Noé, atual Procurador Regional Eleitoral do Piauí, durante a palestra “Segurança nas Eleições 2018.
A programação do 2˚ Encontro Regional do Ministério Público do Estado do Piauí privilegiou a construção do conhecimento, com foco na promoção da segurança pública, tema central do evento. Depois da palestra magna, proferida durante a solenidade de abertura pelo Procurador-Geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, as apresentações tiveram continuidade na manhã da sexta-feira (08).
A Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Marques, diretora-geral do CEAF/MPPI, durante a entrega dos certificados de participação para a Promotora de Justiça Everângela Barros, coordenadora do CACOP, e o Procurador da República Patrício Noé, atual Procurador Regional Eleitoral do Piauí.
O Procurador da República Patrício Noé, atual Procurador Regional Eleitoral, ministrou palestra sobre segurança nas eleições, com mediação da Promotora de Justiça Everângela Barros, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP). O palestrante falou sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento a práticas fraudulentas e crimes eleitorais. Everângela Barros destacou a importância da atuação ministerial, de forma integrada, para a promoção de eleições limpas. “Quando as eleições são eivadas por vícios, o efeito mais negativo constatado é que os mandatários não representam, de fato, os anseios e a vontade dos cidadãos. Tal distorção é muito grave porque a representação é a base do sistema democrático brasileiro”, pontuou a Promotora de Justiça.
O Promotor de Justiça Ari Martins, que responde pela 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, mediou a mesa redonda “Cidadania e Segurança Pública” , que teve como palestrantes o Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Criminais, e a delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
Entrega dos certificados aos palestrantes da mesa redonda redonda “Cidadania e Segurança Pública” . O evento ocorreu no auditório central do campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba.
À tarde, a programação prosseguiu com mesa redonda mediada pelo Promotor de Justiça Ari Martins, com atuação em Parnaíba, tendo como debatedores o Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (CAOCRIM), e a Delegada Eugênia Villa, da Polícia Civil. O tema discutido foi “Cidadania e Segurança Pública”, sendo que o Promotor optou por conduzir apresentação com título “A Política de Segurança Pública Democrática: o modelo de segurança cidadã” e a Delegada fez um resgate histórico e legislativo da construção do conceito de segurança pública. Ela distribuiu exemplares do Plano Estadual de Segurança Pública – “Todos pela segurança” – como exemplo de participação social no desenvolvimento e abordagem do tema.
Da esquerda para direita: o Promotor de Justiça Ségio Reis Coelho, os Procuradores de Justiça Antônio Vieira e Alípio de Santana Ribeiro, o Promotor de Justiça Ruszel Cavalcante, e a Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Marques, diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) que mediou o momento literário.
Tal como em sua primeira edição, o 2˚ Encontro Regional do MPPI também promoveu a valorização da cultura. Por isso, a programação incluiu um Momento Literário. O Procurador de Justiça Alípio de Santana Ribeiro falou sobre o trabalho historiográfico “São Lourenço do Piauí: história, família e memória social”, de sua autoria. Já o Promotor de Justiça Ruszel Cavalcante, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, discorreu sobre sua obra “Despesa Pública e Corrupção no Brasil”. O Promotor de Justiça Ségio Reis Coelho, doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), conduziu apresentação sobre seu livro “Justiça de Transição & Tradição Conciliatória no Brasil”.
Todos esses momentos foram realizados no auditório principal da Universidade Federal do Piauí e Parnaíba, com a participação de membros e servidores do Ministério Público, estudantes universitários, policiais e representantes da sociedade civil.
Comunidade parnaibana participou das atividades do II Encontro Regional do Ministério Público realizado em Parnaíba região norte do Piauí.
Comunidade parnaibana participou das atividades do II Encontro Regional do Ministério Público realizado em Parnaíba região norte do Piauí.